Reuniu na terça-feira passada o Conselho Pastoral da UP para avaliar o ano pastoral.
Passou-se por cada ponto sobre o qual está contruído o plano: A evangelização, o serviço e liderança, a construção da vida comunitária e fraterna, a formação e finalmente a celebração da fé.
Analisou-se o trabalho sinodal que foi feito nos grupos e a repercussão que esse trabalho deve ter para o futuro na construção de uma Igreja de estilo sinodal. Aliás o pároco nas suas palavras introdutórias falou da importância do Conselho Pastoral como um dos melhores instrumentos da construção sinodal. No Conselho Pastoral somos chamados a viver de forma eminente a comunhão, e a participação para viver melhor a missão da Igreja. Mas referiu-se também à Equipa de animação pastoral e ao Conselho para os assuntos económicos como instrumentos de construção da sinodalidade.
O Conselho analisou ainda os números da última contagem dominical feita em ambas as paróquias.
Reconhecendo que estamos a sair de uma pandemia é bom termos estes dados para a partir deles irmos construindo uma igreja que seja mais comunhão e participação e que assim realize a sua missão de forma mais eficaz e que à semelhança da Igreja dos primeiros tempos que vivia a comunhão fraterna, a oração , a fração do pão , o serviço e a evangelização e por isso o Senhor aumentava todos os dias o número dos que entravam no caminho da salvação, também na medida em que vivermos bem estes 5 pilares essenciais da construção de uma comunidade cristã também possamos crescer.
Entretanto ficaram já agendadas algumas datas para o próximo ano. A 8 de Outubro será o dia da Visão da Unidade Pastoral. O Conselho pastoral e outros membros de grupos da Unidade pastoral passarão todo o dia em reflexão sobre a forma como viver a Visão da UP e a acertar do calendário anual. Preparando o próximo ano, a Equipa de Animação pastoral estará reunida a 23 de julho todo o dia.